20050718

Palco Novos Valores/Juventude-Festa do Avante 2005

Concurso JCP





18 Junho 2005


Pois é!
Soubemos deste concurso e pensámos… Bem, o prémio é a oportunidade de promover a nossa música na Festa do Avante, onde chegamos a muito mais gente…
Concorremos e fomos seleccionados para uma primeira eliminatória. Lá chegados, o costume…
Para uma banda como nós que concilia harmonias de quatro vozes com muralhas densas e cruas próprias do rock, não havia condições…
Três ou quatro luzes de modo a vestir o palco não disfarçam as más condições s de monição.
Bem, lá fomos nós buscar o nosso material de modo a possibilitar mais e melhores meios, não só para nós mas também para as outras bandas participantes. Podemos parecer demasiado exigentes, mas acreditem ou não (talvez os músicos percebam melhor) os Cruzumana, devido ás características da banda e da música que praticam, precisam sempre de boas condições de retorno (monição). Por isso é que tocamos menos vezes do que gostaríamos. Preferimos assim já que não pomos em risco o trabalho de anos a fio bem como potencializamos ao máximo a nossa performance ao vivo, que é quando chegamos a mais pessoas.. Posted by Picasa
Ok!
Avante!
Chegados ao soundcheck rapidamente percebemos que o técnico de som posto à disposição pela organização, não pelo seu valor, mas pelo estilo de som que o vimos fazer às duas bandas anteriores (muito bonito e com muito efeito) aliado a desconhecer por completo o som da banda, ia ser um problema. Falámos e fizemos nós o som. Não levem a mal, mas achámos melhor assim…e foi…!
Tudo isto depois de uma intensa reunião onde decidimos participar pela exposição/promoção que o prémio (tocar na Festa do Avante) nos daria e pelas boas condições (meios para tocar que as eliminatórias até lá nos proporcionariam).
Pois é! Chegámos, vimos, demos-lhe com força e perdemos…
Achamos que demos um bom concerto, com alma, com atitude. Mais pessoas ouviram e gostaram de Cruzumana (além dos amigos que são fundamentais e que têm estado sempre presentes)! Mas as outras duas bandas também eram muito boas, verdade seja dita. Parabéns a quem seleccionou estas três bandas para esta eliminatória. Foi renhidíssima! Nós, os Factos Reais e os Unified Theory. Brutal! Cada uma num estilo diferente, os Factos Reais no hip-hop e os Unified Theory no seu metal progressivo. Tanto uns como os outros proporcionaram também bons espectáculos, mas o dos Factos Reais sobressaiu pela interacção/ improvisação com o público.
E o júri votou…
Factos Reais, precisamente! Foi renhido, entre nós e eles, disseram-nos…
Foi política? Foi estética? O hip-hop está em alta e o rock português não?
Foi tudo isso, mas eles também são muito bons e nós, um dia, haveremos de chegar ao Avante por outros meios…