20051203

26 Novembro 2005 Cruzumana no RitmusBar.





Como culminar da participação dos Cruzumana no concurso de música promovido pelo "RitmusBar" e consequente 2º lugar no mesmo,eis que mais uma vez nos apresentámos em formato acústico ao público presente.
Mais uma vez congratulamos o RitmusBar e todos os (poucos) espaços
que vão sendo uma montra de inúmeros projectos desconhecidos dos grandes públicos.
Já agora, uma palavra de apreço pelas melhorias técnicas realizadas pela gerência do RitmusBar... um exemplo de esforço que reverte para todos.

20051101

28 Outubro 2005 Cruzumana no First Bar



E …, mais um acústico…

O espaço e decoração do FirstBar revelaram-se completamente dentro do contexto e ambiente dos acústicos Cruzumana.
Desde os cortinados aos mais variados tipos de sofá existentes, tudo se conjugou para uma disposição em palco coerente com a nossa imagem.
Em termos técnicos, a nossa opção de desenvolver uma versão acústica do nosso reportório revelou-se acertada, permitindo-nos fazer passar as nossas estórias sem comprometer o nosso desempenho instrumental.
A aderência do público foi bastante boa tanto qualitativa como quantitativamente, tendo chegado a haver momentos muito especiais ao longo desta actuação.

… Ficámos satisfeitos!

Acreditamos que o exemplo dado pela “Barulho” ao desenvolver este tipo de iniciativas pode e deve ser seguido por muitos outros um pouco por todo o país, o que só irá ajudar a que se estabeleça um verdadeiro circuito de actuações de músicos e bandas do mercado independente.

20051027

Cruzumana no First Bar




A convite da associação "Barulho" (Associação de músicos do Seixal), damos música e alma ao First Bar, em Corroios (Junto ao antigo Kartódromo e perto da estação de comboios Fertagus), sexta-feira, dia 28 de Outubro pelas 23h.
Para quem só conhece a nossa performance habitual, é uma boa oportunidade para saborear mais um "Acústico..." dos Cruzumana

20051024

Cruzumana (O Bloco em Concerto)... Posted by Picasa

08 Outubro 2005

Princípios de Outubro…
Ano… 2005
Grande (ou não…) agitação nas ruas de todo um país…
Motivo…?
Eleições autárquicas!
Os Cruzumana, independentemente de preferências ou cores partidárias são prestadores de serviços a qualquer entidade contratante. Como tal, fomos contratados pelo Bloco de Esquerda para um concerto celebrativo do fim de campanha do partido no Seixal.
Foi no dia 08 de Outubro na associação Timbre Seixalense. E… foi uma bela surpresa a actuação…a começar pela sala de espectáculos da associação… Acústica excelente, amplitude, características da sala que aliadas ao bom P.A(.) e outras vantagens técnicas, possibilitaram excelentes condições para o 1º teste a sério para os Cruzumana ao nível do espectáculo “Acústico.”
Sabemos quem somos e sabemos que alguns dos nossos pilares são o rock, o peso, a densidade, a distorção…Mas também sabemos que temos outros pilares que equilibram a nossa música…
…As vozes…E isso faz com que não possamos tocar em qualquer canto ou recanto por aí, que não possamos tocar sem excelentes condições técnicas, sob pena de não mostrarmos o nosso trabalho no máximo potencial possível. È É dificílimo conciliar quatro vozes com muralhas densas e pesadas de som. São precisas excelentes condições…E como tal, em detrimento de quase nunca tocarmos, decidimos adaptar todo o nosso repertório para acústico, o que nos possibilita tocar mais vezes, em mais sítios, com menos condições, e em que nos é possível tocar por cachets mais ajustados ao que se paga por aí (excepção feita á à exploração conjunta espaço/banda ), nivelado muito por baixo para quem presta um serviço público.
E correu muito bem…Não estava muita gente, mas estavam os necessários…E o acústico permite outra liberdade, outra fluidez para as vozes. E isso faz com que a canção e a letra cheguem mais rapidamente ás às pessoas. São mais íntimos os espectáculos acústicos…para nós e para o público.
Portanto, já sabem, eléctrico ou acústico, andamos aí na luta…
Quanto á à politica… O importante é votar…mostrarmos que estamos vivos e atentos a quem nos representa e gere a nossa grande empresa, o nosso país…



20051020

FINAL NO RITMUS BAR

Depois de uma final competitiva, os Cruzumana ficaram em segundo lugar no pódio!! (WOW)
Gostaríamos de agradecer a todas as Bandas pela competitividade e valor demonstrado, e ao Ritmus Bar, pois há poucos bares com iniciativas que contemplem Bandas Independentes.
Mesmo existindo alguns problemas técnicos, enfim isso é Música....

Muito Obrigado



10 Agosto 2005

20050908

Meus amigos... estamos na final !!!


Posted by Picasa

Sábado, 03 de Agosto de 2005...
Por volta das 02h00 da manhã são dados os resultados das votações do público e do júri...
... Vitória !!... Os Cruzumana estavam na final do concurso do "Ritmus Bar" !!

Para esta semi-final decidimos levar uma versão semi-acústica ;-)
... o que, para rockeiros como nós, veio a revelar-se uma opção complicada em termos dos novos arranjos necessários para o "soar" dos temas.
Em termos de preparação, esta opção levou-nos 3 semanas de ensaios intensos nos quais foram reformuladas harmonias e reforçadas dinâmicas... As vozes, libertas das muralhas habituais de distorção, assumiram com naturalidade as tensões e resoluções que as caracterizam em todos os nossos temas... A secção rítmica afinou o manter do groove... As teclas trabalharam a definição... As guitarras aprofundaram harmonias e adaptaram melodias... Os Cruzumana mostraram o seu outro lado...
...mais um dos seus outros lados !
____________________________

A final vai ser no próximo sábado dia 10 de Agosto e nós decidimos, apesar das dificuldades técnicas com a acústica do espaço, levar um repertório com distorção.
O nosso grande desafio é conseguir fazer passar a nossa vertente mais densa sem perder com isso a nossa faceta melódica... é extremamente complicado conjugar harmonias complexas de 4 vozes com autênticas muralhas instrumentais...
... Mas para isso é que ensaiamos como ensaiamos ;-)

Apareçam por lá !...
São bem vindos !!

20050817

Produção "MOSTRA A3" - Imagens do evento

Posted by Picasa

clica aqui para veres as imagens


E finalmente, eis algumas imagens demonstrativas do que foi a nossa
produção "Mostra A3".
Apesar da (para não variar) enorme limitação de meios, mais uma vez
provámos a quem quiser vêr que é perfeitamente possível fazer
espectáculos de grande qualidade bastando para tal ter iniciativa
e dinâmica organizativa.
Nesta produção, mais uma vez tivemos como parceira previlegiada a
associação Gestos, à qual damos os nossos mais sinceros parabéns
pelas espectaculares coreografias que criaram em torno do nosso
som.
Temos que agradecer também aos elementos das equipas técnica e de
produção (Nuno Loureiro, Marinho, Jorge, Johny, João Francês, Nina e
Patrícia) por terem sido incansáveis na implementação do nosso guião,
apesar das condicionantes técnicas encontradas.
A organização, o som, a iluminação e o vídeo estiveram soberbos, pessoal !
Agradecemos à casa municipal da juventude de Sto.Amaro pelo convite
que nos fez, bem como pelo material e logística cedidos para o
evento.
Agradecemos o apoio do restaurante "Tal&Qual" na confecção das refeições
para toda a equipa do "Mostra A3".
... E por fim, um grande obrigado ao público presente !...
... estamos convencidos que foi tão bom para vocês como para nós ;-)

- VEMO-NOS NA PRÓXIMA PRODUÇÃO -
Concurso Posted by Picasa



Conforme combinado, aqui vai a data da meia final do concurso de bandas do Ritmus Bar, em Corroios. É no dia 03 de Setembro (sábado) que os Cruzumana voltam a entrar em acção! Lembrando que passam duas bandas desta meia final, uma seleccionada pelo júri, outra pelo público, esperamos que o público compareça em massa de modo a incentivar e a votar a performance das bandas participantes. Da nossa parte, podem contar com música, música portuguesa, falada em português, claro…E com o nosso melhor…
E...
Apareçam!!!

vai haver surpresas………


Grelha do Concurso
Posted by Picasa

20050719

Concurso Ritmus BarPosted by Picasa


CONCURSO DE BANDAS DO RITMUS BAR

1 de Julho 2005


Mais um concurso a que concorremos e fomos seleccionados. Pensámos… num bar não vamos ter o mínimo de condições, mas o prémio (monetário) dava jeito à caixa da banda. Testamos lá o acústico Cruzumana? Ou não amplificamos nada, e canalizamos tudo o que houver de monição (que levámos nós!) para as vozes?
Foi uma primeira eliminatória. Boas bandas como adversários nesta e nas próximas. Fomos os últimos a tocar, tocámos por volta das três da manhã! Nem cabíamos no palco, três em cima, três fora. E … Passámos à meia-final a qual atempadamente informaremos data e hora no blog e noutros meios promocionais. O público (amigos e bastantes desconhecidos)que votou em nós, o nosso obrigado!
Foram mais pessoas que conheceram os Cruzumana e estamos mais perto do prémio que sempre é uma ajuda para continuarmos a nossa grande luta e os nossos objectivos.

20050718

Palco Novos Valores/Juventude-Festa do Avante 2005

Concurso JCP





18 Junho 2005


Pois é!
Soubemos deste concurso e pensámos… Bem, o prémio é a oportunidade de promover a nossa música na Festa do Avante, onde chegamos a muito mais gente…
Concorremos e fomos seleccionados para uma primeira eliminatória. Lá chegados, o costume…
Para uma banda como nós que concilia harmonias de quatro vozes com muralhas densas e cruas próprias do rock, não havia condições…
Três ou quatro luzes de modo a vestir o palco não disfarçam as más condições s de monição.
Bem, lá fomos nós buscar o nosso material de modo a possibilitar mais e melhores meios, não só para nós mas também para as outras bandas participantes. Podemos parecer demasiado exigentes, mas acreditem ou não (talvez os músicos percebam melhor) os Cruzumana, devido ás características da banda e da música que praticam, precisam sempre de boas condições de retorno (monição). Por isso é que tocamos menos vezes do que gostaríamos. Preferimos assim já que não pomos em risco o trabalho de anos a fio bem como potencializamos ao máximo a nossa performance ao vivo, que é quando chegamos a mais pessoas.. Posted by Picasa
Ok!
Avante!
Chegados ao soundcheck rapidamente percebemos que o técnico de som posto à disposição pela organização, não pelo seu valor, mas pelo estilo de som que o vimos fazer às duas bandas anteriores (muito bonito e com muito efeito) aliado a desconhecer por completo o som da banda, ia ser um problema. Falámos e fizemos nós o som. Não levem a mal, mas achámos melhor assim…e foi…!
Tudo isto depois de uma intensa reunião onde decidimos participar pela exposição/promoção que o prémio (tocar na Festa do Avante) nos daria e pelas boas condições (meios para tocar que as eliminatórias até lá nos proporcionariam).
Pois é! Chegámos, vimos, demos-lhe com força e perdemos…
Achamos que demos um bom concerto, com alma, com atitude. Mais pessoas ouviram e gostaram de Cruzumana (além dos amigos que são fundamentais e que têm estado sempre presentes)! Mas as outras duas bandas também eram muito boas, verdade seja dita. Parabéns a quem seleccionou estas três bandas para esta eliminatória. Foi renhidíssima! Nós, os Factos Reais e os Unified Theory. Brutal! Cada uma num estilo diferente, os Factos Reais no hip-hop e os Unified Theory no seu metal progressivo. Tanto uns como os outros proporcionaram também bons espectáculos, mas o dos Factos Reais sobressaiu pela interacção/ improvisação com o público.
E o júri votou…
Factos Reais, precisamente! Foi renhido, entre nós e eles, disseram-nos…
Foi política? Foi estética? O hip-hop está em alta e o rock português não?
Foi tudo isso, mas eles também são muito bons e nós, um dia, haveremos de chegar ao Avante por outros meios…

20050603

Cruzumana de novo na Sms TV


Posted by Hello Foto: Sandra Ramos
________________________________________
Pois é !!...
Chegámos mesmo às semi-finais da Sms Tv.
E para chegarmos à final só precisamos de duas coisitas:

1- Pedir a toda a gente que nos vir na gravação da semi-final que ignore a incrível falta de qualidade do som do 2º tema ("Errante").

Obs 1) ... Sempre gostávamos de saber o porquê de só ter sido passado para o master o sinal do auxiliar de efeitos em vez do nosso som integral... Parece que estamos todos no fundo do poço !!
Obs 2) ... Não deveriam acontecer falhas técnicas deste calibre numa produção televisiva!!

2- Lembrar a todos os que reconhecem qualidade no nosso trabalho que, para levar os Cruzumana à final da Sms Tv, basta enviar um sms com a mensagem "BG57" para o número 4992.

20050508

Mostra A3 Posted by Hello

Mostra A3
Dando continuidade às produções inter-disciplinares iniciadas no evento "Inter-Acções", o colectivo Cruzumana criou, a convite do Centro Cultural e Juvenil de Sto.Amaro, o espectáculo "Mostra A3".
Tendo como vertentes-base as áreas da música ao vivo, da dança contemporânea ( com a participação da Associação Gestos) e do multimédia, o tema que serve de fio condutor à progressão do espectáculo mais não é que uma viagem feita de estórias, sons, côres e imagens.
O espectador é constantemente surpreendido por ambientes originais em que o espaço físico onde o espectáculo decorre é re-transformado ao sabor da imaginação dos artistas.
Envolvendo quase duas dezenas de elementos, este espectáculo é, sem dúvida, uma lufada de ar fresco no panorama das produções artísticas independentes.

… Um evento a não perder !

20050316

20050228

Saudações

Dois meses volvidos sobre a realização do evento “INTER-ACÇÕES” e é chegada a hora de partilhar com todos os nossos parceiros os resultados atingidos por esta iniciativa cultural.
Caracterizada por uma multi-disciplinaridade artística única, bem como por uma envolvente associativa dinamizada por uma equipa de mais de 50 pessoas ( na concepção, planificação e implementação do evento ), este espectáculo contou com intervenientes nas áreas da escultura, pintura, tatuagem, multimédia, dança contemporânea, música ao vivo, entre inúmeras outras animações artísticas.



A organização desta “feira de artes e cultura” não foi fácil.
Foram tidos em conta todos os pormenores inerentes á produção de um espectáculo da dimensão do “INTER-ACÇÕES”, nomeadamente…
A selecção e adaptação do espaço do Ginásio Clube de Corroios ás naturais exigências estéticas, técnicas e logísticas deste evento;
A contratação de uma equipa de profissionais de segurança que, ao longo de todo o evento, não só garantiu a segurança dos presentes como foi também um exemplo de profissionalismo e de saber estar;
A contratação de policiamento, bem como a regularização de todas as licenças legais necessárias á implementação do espectáculo;
A contratação de uma equipa técnica extremamente profissional que garantiu a coordenação das áreas de som, iluminação e vídeo de forma exemplar, proporcionando assim aos artistas as condições necessárias ao seu melhor desempenho;
A contratação do material necessário ao desenvolvimento das diversas vertentes do evento, incluindo os sistemas de P.A., monição, back-line e iluminação necessários ao espectáculo de música ao vivo e de dança contemporânea, bem como as telas, tintas, bancadas, estruturas e stands sem os quais os artistas plásticos não puderiam desenvolver a sua arte como o fizeram.

20050109


Actuação dos Cruzumana com artistas convidados (Gestos-dança contemporânea) no evento "Inter-Acções"(051104)Foto:Cameraman Metálico